icons8-instagram.png
icons8-facebook.png
   

HISTORIADOR JOÃO JOSÉ REIS PARTICIPOU NO FLI-BH DE ENCONTRO MEDIADO POR HELOÍSA STARLING

 

João José Reis – Foto: Maíra Cabral

O Palco Literário, em frente ao Teatro Francisco Nunes, recebeu na noite de quinta-feira, 26 de setembro, o professor do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisador e escritor João José Reis. O encontro com osleitores foi antecedida por uma entrevista realizada pela historiadora, cientista política e professora do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloísa Starling, que também mediou a conversa com o público.

 

João José Reis falou sobre seu mais recente livro “Ganhadores”, obra que reconstitui a história dos negros de ganho, ou ganhadores, protagonistas de uma insólita greve que paralisou o transporte em Salvador durante vários dias em 1857.

 

Na roda de conversa com o público, João José abordou ainda sobre obras e historiadores que se tornaram sucesso de vendas. E tratou também dos autores de direita que formaram a base conceitual do grupo que está atualmente no Governo Federal.

 

A escravidão e pesquisas de outros historiadores que trataram da escravidão, notadamente aquela que acontecia nas cidades, foram questões trazidas pelo público presente, que perguntou sobre o impacto das notícias falsas na construção das narrativas históricas. “Os analistas de hoje já sabem o que é real e o que não é. Os historiadores, no futuro, vão perceber o que é fato e o que foi inventado”.